Para sabermos o que é o cancro em todas as suas formas, temos que entender como se multiplicam as células do nosso corpo. As células multiplicam-se seguindo as informações do seu código genético. Em condições normais, existe uma estrutura organizada em todos os tecidos do nosso corpo. O cancro é uma desorganização total da forma como as células se multiplicam desordenadamente com grande rapidez, não obedecendo a qualquer controlo. Assim, essas novas células invadem os outros tecidos sãos, tomam esse lugar das células normais e foram os tumuros. São células malignas que espalham a doença a outras partes do organismo (metástes). Como o seu desenvolvimento é normal não há tempo para se formarem vasos sanguíneos para o irrigarem e as células começam a morrer. Formam-se tecidos anómalos que por vezes comprometem os outros órgãos ou tecidos nas suas funções.À menos desconfiança procure um médico. As pessoas que optarem por um tratamento natural não devem, em hipótese alguma abandonar o tratamento convensional prescrito pelo médico.
Conhecem-se algumas substâncias, chamadas cancerigenas, que podem provocar o aparecimento do cancro.
As principais substâncias cancerigenas são:
A) QUIMICOS - tabaco; medicamentos; carne de porco; industrias quimicas.
B) FÍSICOS - exposiçao prelongada aos raios ultra-violetas da luz solar; radiações ionizantes; raios X; materiais radioactivos de uranio.
C) BIOLOGICOS - vírus Epstein-Barr no linfoma de Burkitt; infecçao provocada por um Schistosoma no cancro da bexiga.
A oncologia é a especialidade médica que estuda os cancros (tumores malignos) e a forma de como essas doenças se desenvolvem no organismo, em busca do seu tratamento. Cada tipo de cancro tem o seu tratamento específico: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e outras inúmeras possibilidades, podendo ser inclusive necessária a combinação de tratamentos.
Sem comentários:
Enviar um comentário