segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Cancro do pulmão

Quando os pulmões são expostos a uma substância cancerígena, podem desenvolver-se células mutadas que eventualmente provocam um tumor maligno. O cancro do pulmão é a principal causa de morte por cancro tanto em homens como em mulheres e é o tipo de cancro mais comum em todo o mundo.
Fumar causa 90% dos casos de cancro do pulmão nos homens e certa de 80% de casos similares em mulheres. O fumo dos cigarros contém mais de 4000 substâncias diferentes, muitas das quais são cancerígenas e prejudiciais para o tecido pulmonar. O risco de cancro do pulmão aumenta consoante o tempo que o indivíduo fuma, o número de cigarros por dia, a idade em que o fumador começou e a profundidade da inalação do fumo.
A segunda causa mais importante é o rádon, um gás radioactivo invisivel inodoro que se encontra no solo por baixo de muitas casas. Outra causa importante é a exposição no local de trabalho a substância carcinogénicas, isto é, que causam cancro, por exemplo o amianto, varios tipos de poeiras industriais e radiações.

Sem comentários:

Enviar um comentário